Já colocou sua leguminosa de molho hoje

19 de maio, 2022

Já colocou sua leguminosa de molho hoje

Já colocou sua leguminosa de molho hoje? As leguminosas (alimentos da família dos feijões, lentilha, ervilha, soja, grão-de-bico, etc) são as fontes vegetais mais concentradas em proteína e são ricas em outros nutrientes. 🌱


Mas esses alimentos precisam passar pelo processo de remolho, pois possuem um antinutriente chamado fitato. O fitato reduz a absorção de minerais como cálcio, ferro, zinco. E para reduzir sua ação é importante deixar o grão de molho de 12h a 24h, ou no mínimo de 08h a 12h, lavar bem e cozinhar.

⚠️ Mas atenção! Não coloque vinagre ou limão na água! “Por quê?”

Já-colocou-sua-leguminosa-de-molho-hoje1 a

Você já deixou suas leguminosas de molho por um tempo maior e percebeu que começaram a nascer brotos nelas? Esse processo que inicia quando o grão é colocado na água se chama germinação e ela tem relação direta com a retirada do fitato.

O fitato – ou ácido fítico – é a energia necessária para a semente germinar. Quando a leguminosa fica de remolho, essa energia é consumida, reduzindo o fitato do grão.

A acidez da água – pH – modifica a velocidade que processo ocorre. Se você coloca limão ou vinagre, você altera o pH da água, deixando ela mais ácida e dificultando o processo de germinação, pois as leguminosas preferem o pH neutro para alcalino..

Você colocava limão ou vinagre na água? Agora já sabe, deixe as leguminosas de molho apenas em água e é só aguardar. 💚

 

Doces-e-Salgados-BH_mascote bh

 

E-mail: contato@docesesalgadosbh.com.br
Tel.: 31 9.8512-4969

 

Gostou? Deixe seu comentário abaixo!

Postado in Blog, Dicas by andreiarocha

Deixe um comentário

WhatsApp chat